17 de maio de 2012

The Secret Circle - a não resenha



ESTE POST CONTÉM SPOILERS DA SÉRIE!

The Secret Circle! Minha relação com a série? Amor e ódio. Preciso deixar claro: não li a obra de J.L. Smith que inspirou a adaptação para a televisão. Percebi que livro e série são bem diferentes a partir de comentários e resenhas. Já faz um tempo que ensaio esse post, por isso ele será mais um comentário do que uma resenha, especialmente porque não encontrei alguns dados que gostaria de incluir, como informações sobre o custo por cada episódio de The Secret Circle

Descobri a série como muitos telespectadores: na divulgação das novas apostas na Fall Season. A estreia foi em setembro de 2011 e logo baixei o primeiro episódio. Gostei. Não achei algo espetacular, mas o tema me interessava (bruxos). Alguns erros bobos de gravação e edição passaram despercebidos pelos diretores e produtores. Mas isso também tinha acontecido com The Vampire Diaries e a série fez sucesso e melhorou consideravelmente nesses aspectos. 

Mais ou menos depois dos cinco primeiros episódios de The Secret Circle comecei a ficar de birra com a série. Os erros de gravação continuavam lá, junto com a  faltava intensidade nas atuações e química entre os atores. O enredo, que é o fio condutor, era repetido incansavelmente nas falas (16 anos atrás os Anciões tiraram os poderes do círculo dos pais e agora eles não podem ser descobertos fazendo magia) e fora isso, o que se via era um grupo de adolescentes querendo disputar a liderança no círculo (de magia) secreto.

Muitos telespectadores desistiram da série aí. Eu continuei (tenho essa mania de precisar ver/ler tudo até o final). Me empolguei de novo quando a personagem principal, Cassie, descobriu sua linhagem sanguínea. Magia das trevas, do mal. Imaginei, então, que algo muito perturbador pudesse acontecer com ela, mas não. Tudo continuou morno.



Sim, sim! Cassie acessa sua magia negra e seus super poderes por ser parte de uma família original de bruxos, mas não faz nada além do proteger um círculo que a hostiliza (!). Eu sei, quando eles juntaram o círculo ficaram conectados, mas não existe individualidade e nem amor próprio. Mesmo assim, fiquei ligada na série. 

Os três episódios finais valeram o sacrifício de assistir o resto da temporada sem emoção. Embora a média de audiência de The Secret Circle tenha sido 2 milhões de telespectadores e a com mais potencial de sequência, a emissora americana CW cancelou a série (depois de três episódios FODAS no final, só pra gerar ódio em quem é fã).

O fato é: o episódio 22 de The Secret Circle, Family (lançado em 10 de maio), ao mesmo tempo que respondeu todas as perguntas e deu um fim digno a série, deixou em aberto uma possibilidade de continuação. Quem sabe a CW avalie melhor o mercado e resolva apostar na série (novamente) no próximo ano?

Ufa! Foi um desabafo/ opinião. O post ficou extenso, e ficaria ainda maior se falasse de todos os episódios e personagens individualmente (a ideia inicial, pouco louca?). Na minha opinião, a CW não soube aproveitar o potencial da série, de tema e mercado, e não teve os resultados esperados. Uma produção mais cuidadosa e um trabalho de entrosamento com os atores já daria um retorno visível (no caso dos atores, não falo de amizade. Já li várias entrevista do elenco e eles são bem unidos. Falo de química na tela). 

Se eu indico! Sim, para quem gosta de bruxos/ magia e personagens adolescentes, um pouco de mistério e algumas crises da juventude. A melhor maneira de assistir The Secret Circle, na minha opinião, é não criar nehuma expectativa. Assim, você pode se surpreender com alguns episódios que se destacam (como os três finais).

Agora é sua vez! Você que assistiu The Secret Circle, o que achou da série? 

Beijos!

16 comentários:

  1. Pelo que assisti da série, achei uma mistura de The Vampire Diaries com zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz....

    ResponderExcluir
  2. Assiti até a metade da temporada. Já tinha assistido a atriz que faz a Cassie em Life Unexpected, e ela tinha ido super bem. Mas nesse papel sem graça da bruxinha boa ela foi péssima. Desisti da série. O personagem mais legal era um personagem improvisado (irmão do que morreu - não lembro o nome de nenhum dos dois). E a Faye que poderia ter tido um baita potencial ficava naquela de chata que acha que pode tudo. Pra mim o melhor episódio foi o Piloto. Depois, decadencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!
      O nome do personagem é Jake e ele salvou muitos episódios do tédio completo. Pelo que vi em sinopse, a Faye é a protagonista do terceiro livro, mas como a série é só inspirada, não teve tanto potencial quanto poderia!

      Beijo!

      Excluir
  3. Oi, Nine.
    Tive a mesma sensação que você quanto aos atores, minha birra em especial foi com a Cassie, uia que eu não suportava aquela menina. Chataaaa, fazendo aquelas bocas falsas. Ui.
    Enfim, também acho que a série poderia ter sido bem melhor explorada e que poderia melhorar como TVD, mas também não me descabelei com o cancelamento. Ah, sou igualzinha a você nessa questão de querer saber o fim, por isso não larguei Gossip Girl até hoje.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Nine!

    Passando só pra deixar um beijo, já que só vi o primeiro episódio da série e ainda pretendo ver o resto, e tem spoilers por aqui.

    megaa bjoo
    ;**

    ResponderExcluir
  5. ainda não sai do luto pela série não ter sido renovada , o que significa que o Brasil não terá o box lançado , mas enfim ...tem os livros pelo menos. Adoro a Cassie e a Dianna!

    ResponderExcluir
  6. eu adorava essa série :(
    ain q saudades já :,,,,(

    bjs
    http://avidademalu.blogspot.com/ http://ohmygood-omg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine,
    [COMENTÁRIO COM SPOILER], foi avisado..rs

    Então, amo e odeio a série também pelos mesmos motivos que os seus. O enredo é muito bom e todo o mistério envolvendo a magia negra, os motivos do pai da Cassie e o que isso implicava no circulo foi muito bem pensado, no entanto, a série pecou em muitas coisas.
    Os atores não tinha quimica. Cassie e Jake tinham, mas como eles não iam ficar junto , começaram a se afastar. (o que é ele ficando com a Faye, novamente??porque ela esqueceu rápido a morte do outro lá.. ). E a Cassie e o outro lá (que sempre esqueço o nome, rs) é um mistério. Eles foram muito bem no episódio piloto. Até o momento que eles não podiam ficar junto e tinha o triangulo amoroso com o Jake, fluia de boa. Mas no momento que facilitaram as coisas, e eles abraçaram a causa de ficarem juntos. Senhor, foi tudo por agua abaixo. NÃO funcionou.

    Tirando que os personagens sumiam no meio da série e surgiam explicações bobas. Teve episódios que chegar até o fim, foi dificil.
    Mas os 3 ultimos, foi muito bom. A cada momento era uma coisa nova e valeu a pena. Acho que a série precisava de uma segunda chance, igual a TVD, que no começo também teve falhas.

    Enfim, não vamos ter muitas esperanças dela ser renovada. Se for, muito bom.

    Bjinhuxx
    Eu li e Divulgo
    @jeh_Polato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA, EXATAMENTE O QUE EU PENSEI.

      Tinha hora que eu achava que minha razão pra assistir à série era odiar a Cassie e o Adam, especialmente os dois juntos. Fora que mtas atitudes deles (do círculo num todo) nunca foi de adolescentes "possíveis", só a Faye e a Melissa salvam nessa de ser meio babacas e inconsequentes como são a maioria dos adolescentes... e eu nem achei os últimos episódios grandes coisas kkk

      Mas no fim acho que a série merece uma chance. Ela tem potencial, só tem que ver umas coisas que não estão rolando, que é tudo isso que vcs comentaram...

      Excluir
  8. Não conhecia acredita?! rsrsrsrs
    Obrigada pela visita lá no Momentos de Leitura. Seguindo aqui!
    Parabéns pelo blog.
    Beijos :)

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu quase morri quando soube que TSC foi cancelada! Uma das minhas séries preferidas, como puderam cancelar...também prefiro pensar que a CW vai reavaliar o cancelamento e vai trazer TSC de volta *-*
    Ótima resenha! Amei teu blog viu? Estou seguindo!
    Siga o meu também ;)
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/
    Espero que goste, xoxo!

    ResponderExcluir
  10. Oie
    obrigada pela visita e comentário lá no blog
    estou seguindo aqui
    Li o primeiro livro da série, e gostei mais do que a série de TV rs
    sei lá, mas a protagonista não convenceu. Pra mim a melhor era a Faye, adorava as maldades dela rs
    Depois que cancelou abandonei de vez, mas minha irmã mostrou os spoilers do episódio final rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu também comecei a assistir essa série - também não li o livro - mas confesso que estava sendo um purgatório. Ao mesmo tempo que os personagens são MUITO MADUROS para a idade em alguns aspectos, a série se envolve em assuntos infantis. A minha sensação era de personagens totalmente fora de sua idade. Não me conformava, ainda, que o super galã - Adam - tivesse a expressão mais vazia e besta de todos.

    Acho que sua resenha apontou tudo que eu abordaria, ficou ótima! Não sabia que a série tinha sido cancelada, e parece mesmo ter sido mal aproveitada. Nem vou baixar o resto =/

    Beijão

    Lu Tazinazzo
    http://aceitaumleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Nine,

    Uau...to quase no fim do livro que estou lendo antes de iniciar a série, mas não sei não se vou gostar....ba muito episódio morno, para somente os três finais valarem a pena. E realmente creio que só pode ter sido falta de tudo o que falou a série não ter ido adiante, pensei que teria várias temporadas...quem sabe mais pra frente....o livro não é lá essas coisas, acho que você não se encantaria por ele...mas gostei muita da sua opinião...e flor o post não ficou grande não, eu até achei pequeno....\o/...adoro o lugar aqui...beijokas elis

    ResponderExcluir
  13. Oi Nine!

    Li o primeiro livro que inspirou a série e cheguei a assistir até o 9 ou foi 0 10 episódio. Mas não curtir muito nenhum dos dois. :/
    O que eu não curtir muito na série não foi nem os erros mas sim a atuação do atores, aí fiquei desestimulada.

    Um beijo!

    Brenda Lorrainy
    cataventodeideias.com

    ResponderExcluir
  14. Fiquei triste com o cancelamento e também concordo com o fato do final ter sido bom. E que gancho em?

    É revoltante! Existe tanta série fraquinha que é renovada... fazer oque?

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)