28 de dezembro de 2022

Leituras recentes: Pinóquio, Nietzsche, novo testamento e mais!

Reta final de 2022 e estou de volta com o vídeo das leituras recentes, um misto de leituras do mês e meta de leitura, para conversar sobre o que conclui recentemente e o que ficou para a transição de 2023. O resumo de hoje tem drama, clássico da literatura, bíblia e filosofia, um misto como aquece com frequência no Estante da Nine

O repouso do guerreiro de Christiane Rochefort foi a leitura que comentei ao longo de vários vlogs de leituras de contos, gravei 20 minutos de conteúdo e desisti da recomendação a 30 páginas do final. A história retrata um relacionamento problemático e a autora leva o leitor para o centro das inseguranças e escolhas dos dois. Minha decepção foi com a escolha do desfecho e em um enredo com muitas camadas de submissão e jogos de poder a conclusão tem que ser a ruptura.
 
Pinóquio de Carlo Collodi foi uma ótima surpresa e tem indicação no blog. Por incrível que pareça tinha pouca noção da história real e me surpreendi com a realidade triste e crua dos acontecimentos, ao mesmo tempo que a jornada de aprendizado é muito importante e reflexiva para leitores de todas as idades. Pinóquio é esculpido por Gepeto e desde o começo é muito traveso, escuta os conselhos das pessoas erradas e se envolve em problemas quase irreversíveis.

A menina que semeava de Lou Aronica foi uma experiência boa no começo e menos empolgante no final. Nesta história a protagonista adolescente vive o medo da volta de um câncer, ao mesmo tempo que lida com a distância do pai desde a separação a repentina descoberta que o mundo de fantasia criado por ela na infância está sendo devastado por uma praga. As analogias são muitas e mostra como a jornada de cada um tem suas etapas. Esperava um final mais surpreendente, mas não é ruim.

Para finalizar vou comentar sobre as leituras em andamento. A ilha misteriosa de Júlio Verne é um dos próximos livros que pretendo concluir e recomendar no Estante da Nine. Crepúsculo dos ídolos de Friedrich Nietzsche é uma leitura mais lenta e que está na metade, provavelmente vou comentar no formato de lista. Por fim, quero continuar com o projeto do novo testamento e ler mais um livro da bíblia até dia 31. Será que eu consigo?

Leituras recentes: concluídos e em andamento!

O repouso do guerreiro de Christiane Rochefort (compre no Estante Virtual)
Pinóquio de Carlo Collodi (resenha / compre na Amazon)
A menina que semeava de Lou Aronica (compre na Amazon)
A ilha misteriosa de Júlio Verne (vlog de leitura/ compre na Amazon)
Crepúsculo dos ídolos de Friedrich Nietzsche (compre na Amazon)

Beijos!

*Ajude o blog comprando através dos links e banners da Amazon;
as vendas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)