Páginas

2 de agosto de 2025

3 lições de Meditações de Marco Aurélio

Demorei mais do que planejava para escrever sobre a ótima experiência de leitura com Meditações de Marco Aurélio, a vida acontece e nem sempre damos contas. Aliás, Sobre a brevidade da vida de Sêneca foi o livro da sequência e em um mês de muita instabilidade psicologia como julho ler filosofia estoica foi uma alívio e um acréscimo para a mente. 

No mês passado comecei a revisar os posts antigos do blog e tive várias ideias de temas e assuntos para escrever e projetos de leitura para retomar no Estante da Nine. O formato de resenha em lista é um dos tópicos e hoje separei meus três temas favoritos de Meditações para recomendar a leitura de Marco Aurélio


1. FAZER O QUE É CERTO PORQUE É CERTO
Marco Aurélio escreve e reforça do início ao fim do livro que as atitudes corretas são os guias de uma pessoa honrada, independe de recompensas, reconhecimentos ou glórias. O verdadeiro sentido da vida é contribuir para o todo, agindo com ponderação e evitando ao máximo que as emoções guiem os sentidos e decisões. O tempo pode ser nosso aliado ou inimigo, e tudo depende de nossas próprias escolhas no decorrer da vida.

Compre Meditações de Marco Aurélio na Amazon

Embora não seja considerado um filosofo estoico, Marco Aurélio conduziu sua vida através dessa filosofia e promoveu esses pensamentos a todos durante sua existência. Meditações também destaca a importância dos aprendizados de quem nos precedeu e também dos erros que podemos evitar ao observar a história e o passado.

2. TUDO É NATUREZA E UNIVERSO
Um dos pontos mais legais dessa experiência de leitura foi a interpretação de Marco Aurélio sobre a conexão da nossa vida com a natureza e o universo, o tudo é realmente o todo. Pessoalmente adoro meditar sobre a conexão que existe entre terra e espaço, a influência de todas as ações no planeta em que vivemos e como isso vai nos afetar em retorno. Numa tinha observado esse ponto sob a perspectiva estoica e me identifiquei. 

A dica mais difícil de seguir na minha vida pessoal entre todas as que Marco Aurélio propõe no livro é a capacidade de lidar com o imprevisto sem fatalismo. Algo acontece fora do nosso controle, e muitas são as situações que podem gerar um fato como esse, é melhor então usar todas as ferramentas possíveis para encarar o imprevisto com coragem e determinação. Como uma pessoa historicamente auto sabotadora esse é o exercício mais relevante do livro para aplicar no dia a dia.

3. FUJA DOS VÍCIOS E PRAZERES
O terceiro é último ponto que quero destacar dessa experiência de leitura é o constante lembrete de como os vícios podem arruinar a vida de uma pessoa e a buscar por prazeres faz com que o tempo vivido seja em vão, sem propósito. Em uma sociedade com constante estimulo e fácil acesso a qualquer tipo de produto, é pertinente reforçar que ao longo da história muitos foram os períodos corrompidos por vícios, prazeres e doenças. 

A relação com a enfermidade e o sentimento de vida tirada também é tópico importante de Meditações. Marco Aurélio também escreve sobre a importância de ser forte e corajoso para encarar uma doença, e sábio para reconhecer que o tempo em vida pode ter sido em gasto em vão. Não deixe para os anos finais os desejos de uma existência porque o risco de não haver tempo são enormes. 

Vlog de leitura com os livros Meditações e Sobre a brevidade da vida

Livros de filosofia vão fazer parte da minha rotina de leitura com frequência e escrever para o Estante da Nine, como nos velhos tempos, e com sensação de vida renovada, é muito bom. Meditações de Marco Aurélio é uma leitura acessível e cheia de conselhos pertinentes, reflexivos e por vezes severos válido para todos os tipos de vida e para todos os leitores. 

Até a próxima!

*Comprando através dos links da Amazon as vendas geram
comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)