20 de março de 2022

3 motivos para assistir Uma jornada inesquecível

O plano era aproveitar o domingo para atualizar o blog sobre a volta das atividades e o resumos das leituras, conteúdo publicado no canal sexta-feira, dia 18 (já é inscrito?), porém o filme Uma jornada inesquecível apareceu na minha linha do tempo no Youtube, pesquisei a sinopse, achei interessante, assisti e sentei para registrar essa experiência no Estante da Nine na lista abaixo com três motivos para conhecer a história.


1 - CONEXÃO COM LITERATURA
Jamie, o protagonista da história, estuda em uma escola interna para garotos, o ano é 1969 e ele é obcecado pelo livro Apanhador no campo de centeio de Salinger. Como projeto de final de ano Jamie resolve adaptar a história para peça de teatro e começa uma jornada pela aprovação ao autor, que é recluso e não mantém contato com praticamente ninguém. Junto com Deedee eles partem em uma viagem em busca de Salinger.

2 - JORNADA E CONTEXTO HISTÓRICO
O filme é especialmente focado em Jamie e na sua trajetória, e Deedee é parte importante do processo. Com um roteiro singelo e objetivo, Um jornada inesquecível retrata uma fase da juventude que costuma ser cheia de sonhos e incertezas e é justamente essa reflexão que acontece durante a viagem de Jamie e Deedee. A transição da década de 1960 para 1970 também traz uma dose de contexto ao enredo, e alguns elementos fazem sentido apenas no final. 

3 - APRENDER A LIDAR COM OS NÃOS
A ambientação de todo filme passa uma atmosfera melancólica e talvez seja justamente esse meu ponto favorito de Uma jornada inesquecível. Desde os primeiros minutos Jamie enfrenta dificuldades para se encaixar na escola, para que os outros garotos entendam sua personalidade reservada e estudiosa e o amor pelo teatro (o clichê dos esportes existe lá nos Estados Unidos por uma razão, afinal). A própria década em que história passa reforça preconceitos e discriminações.

Uma jornada inesquecível tem cara de filme alternativo sem a pretensão de ser super diferentão, e que cumpre o papel de história jovem que propõe uma reflexão sobre a caminhada de amadurecimento entre a infância e adolescência, onde o impossível parece possível, a disposição é infinita, e a vida adulta, onde as realidades são difíceis de encarar, os não chegam de todos os lados, e as lições são aprendidas mesmo que na dor.

É ótimo ter encontrado esse filme na linha do tempo e ter uma dica não listada para compartilhar, e o melhor é que Uma jornada  inesquecível está disponível gratuitamente (e legalmente) no Youtube. Vou incorporar o visualizador por aqui e através dele também é possível acessar o canal de origem. Espero que a dica de hoje tenha sido válida e se assistir o filme comenta abaixo.

UMA JORNADA INESQUECÍVEL

Beijos!
Foto e capa: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)