19 de setembro de 2019

3 motivos para ler Duque e as Mortes de Frank Tartarus e Adan Marini

A graphic novel Duque e as Mortes de Frank Tartarus e Adan Marini passou por poucas e boas até chegar na minha caixa de correspondência e exatamente por isso ela ganhou um lugar especial na fila de leitura. Apresentada também como projeto no Cartase, a história protagonizada por Duque de Caxias me surpreendeu demais e por isso merece registro no Estante da Nine com 3 motivos para ler.

Adicione Duque e as Mortes no Skoob

1. O PROTAGONISTA
Eu moro em Caxias do Sul, cidade da serra gaúcha que faz alusão ao protagonista da graphic novel (como várias outras pelo Brasil): o militar e político Duque de Caxias. Patrono do exército do Brasil, Luís Alves de Lima e Silva gera controvérsias, pela crueldade, e também por lealdade ao país. O fato é que Frank Tartarus e Adan Marini utilizam muito bem a figura do militar. A ideia aqui é debater as várias situações em que Duque de Caxias encontrou com a morte, mas não cedeu a ela (ou talvez sim? o que é morrer? e viver?).


2. CONTEXTO HISTÓRICO
Duque e as Mortes é uma história de ficção e o ponto alto são as referências históricas. Os primeiros quadros colocam o leitor na intimidade de Duque de Caxias e meus pontos favoritos são as viagens pelas batalhas do personagem e consequentemente pelas regiões do Brasil. As inserções fantásticas fazem sentido com os momentos vividos pelo militar, e alguns traços da personalidade do duque também são perceptíveis ao longo do enredo (ainda no misto de realidade e referências, com pitadas de ficção).

Compre Duque e as Mortes na loja online do Tesla Studio


3. CORES E TRAÇOS
As graphic novels são raras na minha rotina de leitura (vou mudar isso), então sempre acontece aquele misto de estranheza e surpresa. O fato é que Duque e as Mortes me tirou de uma ressaca literária das feias e ainda trouxe novidade para meu ano. Perceber o uso das cores em situações e sentimentos diferentes do personagens, assim como particularidades históricas e regionais traz uma sensação nova na leitura, uma atenção diferente do livro tradicional, um exercício ótimo para a reflexão e criatividade. Quero repetir em breve. Sugestões?

Finalmente as leituras estão andando, as recomendações estão de volta ao Estante da Nine e eu, cada vez mais, sigo conhecendo o trabalho de artistas incríveis. Recomendo Duque e as Mortes de Frank Tartarus e Adan Marini para quem gosta de ficção histórica, aventura, sobrenatural e graphic novels. Que tal se aventurar num gênero literário novo? Eu me surpreendi!

Beijos!

2 comentários:

  1. Oi Nine.
    Puxa, muito obrigado pela resenha.
    Ficamos felizes que tenha gostado da nossa obra e também pelo fato dela ter estimulado você a ler mais graphic novels.
    Obrigado por prestigiar o quadrinho nacional.
    ;)

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)