21 de junho de 2018

Leitura todo dia: semana 72 + dicas para sair da ressaca literária!

Finalmente uma semana boa, eu precisava e acho que vocês também não aguentavam mais me ler reclamar no Estante da Nine, né? A verdade é que o resumo 72 do projeto Leitura todo dia tem história nova, livro finalizado e outro retomado depois de algum tempo parado. A semana também foi completa, bem diferente do bate papo passado que fiquei vários dias sem ler.

A nova leitura da bolsa, salvadora de ressaca literária - só podia ser coleção Grandes Sucessos mesmo - é O planeta do sr. Sammler de  Saul Bellow. Li 56 páginas do livro durante quatro dias diferente e estou gostando do enredo por apresentar um figura peculiar. A história é sobre um sobrevivente do holocausto, e até agora o autor trabalha os dias atuais do protagonista, em Nova York, apresentando alguns aspectos da vida e do que aconteceu no passado.

É um orgulho escrever que depois de muito tempo finalizei Perdido em Marte de Andy Weir. Sem dúvida o livro merecia ter sido lido sem tanto intervalo, teria aproveitado muito mais, e mesmo com a dificuldade com todas as informações científicas foi uma história favorita, principalmente pensando sobre sobrevivência e limites, temas centrais do dilema de Mark Watney. 

A semana 72 também foi de retomada da leitura de Os amores de Angélica de Anne e Serge Golon. Eu estava com saudade de acompanhar os primeiros dilemas dessa personagem tão peculiar e passado metade do livro as coisas da vida adulta realmente chegam sem cerimônias para a personagem, como um casamento arranjado que tem cara de transição comercial e que coloca nas mãos de Angélica salvar toda família da miséria. Assim que eu terminar escrevo sobre A Marquesa dos Anjos no Estante da Nine. O que vocês estão lendo?

Assista ao vlog da semana 72 do projeto Leitura todo dia

LIVROS
O planeta do sr. Sammler de Saul Bellow (compre no Estante Virtual)
Os amores de Angélica de Anne e Serge Golon (compre no Estante Virtual
Perdido em Marte de Andy Weir (compre na Amazon)


DICAS PARA DRIBLAR A RESSACA LITERÁRIA

Durante a semana 72 do projeto Leitura todo dia eu testei duas alternativas para tentar vencer a ressaca literária que tomava conta da minha rotina nos dias passados. É apenas um exemplo e sugestão para que vocês também tentem alternativas de acordo com a rotina e tempo disponível, além de testar livros diferentes.
  • A primeira decisão foi escolher uma nova leitura. Nesse caso minha válvula de escape é a coleção Grandes Sucessos da Abril Cultural lançada nos anos 1980. Os livros são de diversos gêneros e estilos diferentes, além de autores de vários lugares do mundo e narrativas peculiares A dica aqui então é testar uma coleção ou autor favorito, aquele que sempre motiva a leitura.
  • O segundo teste da semana foi o horário e pude confirmar o que já desconfiava há algum tempo: durante o dia eu leio muito mais que a noite. E por enquanto, principalmente durante a semana com minha rotina atrapalhada, ler no ônibus é sempre a opção. A partir de agora vou fazer outros testes e compartilho por aqui os resultados.
Espero que vocês tenham gostado do combo Leitura todo dia + dicas para sair da ressaca literária. Compartilha nos comentários tuas dicas e técnicas para ler mais e deixe sugestão de tema ou livro.

Beijos!

*Ajude o blog comprando pelos links indicados no post ou através dos banners da Amazon e Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)