7 de fevereiro de 2015

O beijo das sombras de Richelle Mead




O beijo das sombras
#1 Academia de Vampiros
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira
Edição: 2009
Páginas: 320
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Lissa Dragomir é uma adolescente especial, por várias razões: ela é a princesa de uma família real muito importante na sociedade de vampiros conhecidos como Moroi. Por causa desse status, Lissa atrai a amizade dos alunos Moroi mais populares na escola em que estuda, a São Vladimir. Sua melhor amiga, no entanto, não carrega consigo o mesmo prestígio: meio vampira, meio humana, Rose Hathaway é uma Dampira cuja missão é se tornar uma guardiã e proteger Lissa dos Strigoi - os poderosos vampiros que se corromperam e precisam do sangue Moroi para manter sua imortalidade. Pressentindo que algo muito ruim vai acontecer com Lissa se continuarem na São Vladimir, Rose decide que elas devem fugir dali e viver escondidas entre os humanos. O risco de um ataque dos Strigoi é maior, mas elas passam dois anos assim, aparentemente a salvo, até finalmente serem capturadas e trazidas de volta pelos guardiões da escola. Mas isso é só o começo. Em O Beijo das Sombras, Lissa e Rose retomam não apenas a rotina de estudos na São Vladimir como também o convívio com a fútil hierarquia estudantil, dividida entre aqueles que pertencem e os que não pertencem às famílias reais de vampiros. São obrigadas a relembrar as causas de sua fuga e a enfrentar suas temíveis consequências. E, quem sabe, poderão encontrar um par romântico aqui e outro ali. Mais importante, Rose descobre por que Lissa é assim tão especial: que poderes se escondem por trás de seu doce e inocente olhar?

Hoje é dia de escrever sobre o livro sorteado na TBR Jar correspondente ao mês de outubro, O beijo das sombras, primeiro volume da série Academia de Vampiros da autora Richelle Mead. Mais uma vez, como tenho feito nas últimas resenhas, vou economizar tempo na parte do resumo e usar a sinopse do Skoob que é bem explicativa. Posso adiantar que apesar dos alertas, gostei muito da história. E cheguei a comentar no vídeo da TBR que não tinha intenção de começar Academia de Vampiros até terminar House of Night, mas tirando o fato de haver uma escola, as séries são muito diferentes.


Lógico que vou começar pela protagonista Rose, sem dúvida, o ponto alto da história. Adorei a personalidade ácida e valentona dela (que me lembrou muito de Suzannah de A Mediadora), mas que, ao mesmo tempo, percebe que em certos momentos é preciso sangue frio e perspicácia. Achei interessante como Richelle Mead conduziu Rose por este primeiro livro, desenvolvendo o amadurecimento da personagem sem que ela perdesse as características principais. Não simpatizei muito com Lissa no início, mas gostei de como a personagem é confusa e tem um potencial incrível para o perigo. Curti Dimitri, o valentão soturno que todo livro do gênero precisa ter, mas confesso que fiquei um tantinho mais curiosa por Christian.

A construção da sociedade no livro foi outro aspecto que gostei bastante. Apesar de O beijo das sombras ser a introdução da série e, confesso, fiquei perdida em certos momentos com a coisa toda de Strigoi, Dampir e vampiros, já imagino um tanto de confusão que virá pelos próximos volumes. Especialmente porque fica claro que há muitos segredos guardados sobre os vampiros não lutarem para defender os seus dos Strigoi e como o número de guardiões, os dampiros, vem caindo nos últimos tempos. Também estou curiosa para saber mais sobre os poderes e habilidades dos vampiros. E sobre o título do livro, quase acertei o que era nas minhas primeiras especulações. Passei bem perto!



Apesar de ter sido uma leitura leve e divertida, faltou fluidez no texto. A parte adolescente da história foi realmente maçante porque eu estava mais interessada em saber sobre os acontecimentos marcantes. Aliás, um dos grandes méritos de Richelle Mead é distribuir cenas desconcertantes em pequenas doses ao longo do livro e deixar aquele climão de “todos são suspeitos”. Eu gostei da leitura e pretendo continuar com a série neste ano (a ideia era ler um por mês, mas as coisas estão lentas). Recomendo para você que gosta da mistura de vampiros, humor, romance, uma hierarquia duvidosa e muitos perigosos.

Beijos!
Fotos: Nine Stecanella
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe sua opinião. ;)