15 de setembro de 2013

O futuro de nós dois de Jay Asher e Carolyn Mackler





O futuro de nós dois
Autores: Jay Asher e Carolyn Mackler
Editora: Galera
Edição: 2013
Páginas: 384
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

O futuro de nós dois, livro de Jay Asher e Carolyn Mackler lançado este ano pela Galera aborda relacionamentos em família, amizade e a influência da tecnologia no dia a dia dos jovens. Embora seja uma publicação voltada especialmente ao público adolescente, o tema consegue conversar com a realidade de outros leitores.

Os dois protagonistas são Emma e Josh, vizinhos e melhores amigos desde sempre. A história se passa em 1996 e o ponto de partida é quando a garota ganha seu primeiro computador. Josh presenteia Emma com um cd de acesso a internet e como num passe de mágica, eles conhecem uma página muito esquisita e que ninguém mais nunca ouviu falar, o Facebook

Se você era muito jovem em 1996, faça uma pesquisa rápida para entender os principais pontos daquela época. O livro causa um pouco de estranheza no início, porque em pleno 2013, a tecnologia, a internet e o próprio Facebook são altamente difundidos e conhecidos. Mas depois de algumas páginas, a familiaridade com os personagens cresce e o leitor consegue assimilar porque houve tanta surpresa por parte de Emma e Josh.



O livro é dividido em dias da semana e mostra a visão de cada personagens, narrada em primeira pessoa. Gostei muito de dois elementos: o primeiro é que a visão de cada protagonista possibilita ao leitor entender o que Emma e Josh estão sentindo simultaneamente. A segunda, é a relação que cada um deles têm com o que veem no Facebook. O Josh do futuro é extremamente bem sucedido, com uma família linda e feliz. Já Emma está infeliz e seus relacionamentos são um fracasso.

A principal conversa do livro com o leitor é justamente até que ponto a tecnologia pode influenciar nossa vida real. Em O futuro de nós dois, os autores apresentam a Emma e Josh seus "eus" do futuro e como serão dali alguns anos. A partir desse ponto, cada um deles vai encarar o Facebook de uma forma diferente: Emma tentará de todas as formas mudar seu presente na expectativa de ter um futuro mais feliz. Josh, por outro lado, vai tentar seguir todas as “pistas” que o levam a um futuro brilhante. 

Para saber como termina esta história e como a relação de Josh e Emma pode mudar a partir do Facebook, você terá que ler O futuro de nós dois. Vale pontuar que a história começa com os dois amigos afastados, por conta de uma situação que aconteceu pouco tempo antes e os autores, ao longo do livro, também escrevem e explicam ao leitor os acontecimentos. 



No geral achei um bom livro. Fiquei com a sensação de que os autores seguraram demais a história em alguns capítulos e por isso me senti um pouquinho enrolada. Talvez trabalhar com situações cotidianas de Josh e Emma pudesse dar uma dinâmica maior a esses momentos. Mas não chegam a prejudicar o livro.

A narrativa é direta e fluí bem. Embora sutil, especialmente pela linha do tempo da história, é possível perceber um amadurecimento na atitude dos personagens. E claro, a ideia de ficar conectado e, muitas vezes, “esquecer o mundo real” foi o que mais gostei de O futuro de nós dois. A edição da Galera tem uma capa bonita e boa diagramação. Indico o livro para os leitores que gostam do tema tecnologia/ redes sociais e de romances jovens sutis.

Beijos!
Fotos: Nine Stecanella
*Livro recebido da editora Galera Record
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

7 comentários:

  1. Nossa, queria muito ler esse livro, porém até agora só li resenhas negativas sobre ele. É a primeira resenha que fala bem dele, bateu uma certa curiosidade e talvez eu leia ele.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nine!
    Eu gostei desse livro pela fluidez da história e foi interessante setir coisas tão contraditórias só com a mudança dos narradores: quando era Emma, eu me sentia triste; quando era Josh, eu ficava animada.
    Eu esperava um pouco mais de referências, mas só o fato deles fazerem bastante coisas fora de casa, já é uma baita indicação da ausência de tecnologia rs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. esta nas minhas proximas leituras ;) eu to louco por ele

    ResponderExcluir
  4. Oii Nine!
    Já li algumas resenhas do livro e estou curiosa quanto a ele, não é uma leitura com um dos temas que costumo ler, mas acho que pode ser uma boa surpresa.
    Gosto muito de suas resenhas, sempre muito bem escritas e revelando o necessário do livro =).
    Bjsss ;*

    ResponderExcluir
  5. Tenho super vontade de ler esse livro!
    Novidade, meu livro "Feitiço" foi publicado pela editora Novo Conceito! Espero que goste da leitura!

    Bjs

    Liza Jones

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  6. Oi estou louca para ler esse livro!!!!

    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor nesta resenha ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/09/a-linhagem.html

    ResponderExcluir
  7. Curioso esse livro. Tirando a parte ~~romance~~ parece ser bem legal, o kit da Galera é lindo com o cubo mágico e o cd da AOL ♥ eu era muito novo nessa época (3 anos) sequer tinha contato com computador, só mexia em VHS pra assistir filmes disney kkkkkkkk. Vou conferir a trama.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)