28 de julho de 2013

Meu amor, meu bem, meu querido de Deb Caletti






Meu amor, meu bem, meu querido
Autora: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Edição: 2013
Páginas: 240
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

SUGESTÃO DE LEITURA
Um lugar para ficar de Deb Caletti
É verão no nordeste da cidade de Nine Mile Falls e Ruby McQueen, de 16 anos, comumente conhecida como A Garota Calada, está saindo com o maravilhoso, rico e louco por emoções Travis Becker. No entanto, Ruby está num beco sem saída e percebe que se arrisca cada vez mais quando está com Travis. Em um esforço para manter Ruby ocupada, sua mãe, Ann, a arrasta para o clube de leitura semanal que ela comanda. Quando descobrem que uma das criadoras do clube é a protagonista de uma trágica história de amor que estão lendo, Ann e Ruby planejam um encontro dos amantes de longa data. Contudo, para Ruby essa missão acaba sendo muito mais do que apenas uma viagem...

Oi gente, tudo bem? Quando eu vi entre os lançamentos da Novo Conceito mais um livro de Deb Caletti, logo fiquei empolgada. Gostei muito de Um lugar para ficar e minhas expectativas eram ótimas. Então começaram as primeiras resenhas, de pessoas com o gosto semelhante ao meu, e as críticas negativas foram esfriando minha animação.

É verdade que as impressões sobre um livro são pessoais e muitas vezes vamos contra a maré, mas neste caso minha opinião final foi semelhante ao da maioria dos leitores (falo, lógico, das resenhas, vídeos e comentários que vi). O livro não foi de todo decepcionante, mas que é um tanto confuso, é sim!

Em Meu amor, meu bem, meu querido Deb Caletti nos apresenta a história de Ruby, uma garota de 16 anos que passou por algumas situações constrangedoras na escola e, depois disso, acabou se afastando dos colegas. O livro se passa nas férias de verão, mas a autora faz essa breve explicação para que o leitor entenda (ou tente entender), algumas decisões da protagonista.

O enredo principal do livro começa com uma situação de extrema curiosidade (e futilidade) de Ruby, que após passar pela frente da casa da família mais rica da cidade se impressiona com uma moto estacionada no jardim... E logo depois conhece o bad boy, riquinho, dono da “máquina”. Logo a garota se envolve com o menino, numa situação de extremo deslumbre. Sim, esse foi o primeiro ponto que me incomodou na leitura (e acredito que para muitos leitores a sensação foi semelhantes).

O relacionamento entre o casal, no começo, é baseado na adrenalina, na sensação de medo. Travis (será que é o nome oficial dos bad boys em livros?), impõe situações perigosas para testar os limites de Ruby e a protagonista se aventura e cria uma nova personalidade para se libertar com a novidade. O mais intrigante é que Deb Caletti cria na personagem a noção dos limites, mas ela simplesmente não sabe dizer não, não consegue. É claro que no começo da leitura eu esperava que Ruby fizesse algumas bobagens, a proposta é “o verão libertador”. Mas a medida em que as páginas passam é inaceitável a falta de atitude de Ruby, já que muito estava em jogo, principalmente a confiança de pessoas que ela conviveu a vida toda.



Outra situação que me chateou (o leitor acompanha de forma paralela ao “romance” de Ruby), é a história da mãe da protagonista. O pai foi embora de casa porque a vida em família não era exatamente o que queria. E toda vez que ele resolve passar um tempo na cidade, Ann o aceita e muda seu comportamento sem se dar conta (só pode ser isso), de que está sendo usada. É claro que todos nós, acredito, temos aquela ilusão do amor romântico, que um dia, apesar de todas as adversidades, ficaremos com quem amamos, mas é surreal como Ann, ano após ano, aceita a situação imposta pelo ex-marido sem seguir em frente (e no livro temos apenas um panorama do que se repete ao longo dos tempos). Gostei muito do irmão de Ruby. O garoto é, sem dúvida, o mais equilibrado da família.

Quem precisa de coerência em um livro, afinal? Deb Caletti simplesmente resolve que não quer mais desenvolver o enredo principal e parte para outro tema: as Rainhas Caçarolas. Ann, bibliotecária, participa de um grupo de leitura na cidade com senhorinhas mais do que divertidas. E apesar de ter um senhor, o nome é esse mesmo, Rainhas Caçarolas.

Tudo começa com a leitura de um livro no grupo e a reação muito esquisita de uma das participantes. Especulações daqui, especulações dali, o pessoal faz uma grande descoberta. Decididos a dar um final feliz a uma história inacabada, as Rainhas Caçarolas bolam um plano ousado e junto com a família de Ann partem para uma viagem

Será que preciso dizer? Foi a parte que mais gostei no livro. A leitura valeu mesmo por conhecer as senhoras (e o senhor) do clube de leitura, as implicâncias e personalidades de cada um e a nova perspectiva de Ann (e até de Ruby). O plano de resgate e a viagem (prefiro não comentar sobre o que é exatamente para não estragar a surpresa), foram incríveis.

Vale dizer que um outro personagem, que tem uma participação regular, foi interessante. Gostaria de ter visto mais dele no livro. Além disso, Ruby tem um hábito, relacionado a cidade, que faz grande sentido no final. Gostei muito da ligação, do link.

Não posso mentir que achei Um lugar para ficar muito melhor. Os livros têm alguns anos de diferença. Meu bem, meu amor, meu querido foi publicado antes lá fora. Mas a verdade é que o livro tem um grande momento, que me envolveu demais. Adorei mesmo a viagem com as Rainhas Caçarolas!

Ufa! É isso. Achei que escreveria pouco, mas...

E tem sorteio! Ficou curioso? Participa! ;)
A primeira entrada é livre. As demais, extras! Para participar, é preciso ter endereço de entrega no Brasil!


Beijos!
Foto: NINE STECANELLA
*Livro recebido da editora Novo Conceito
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

15 comentários:

  1. Eu nunca li nada dessa autora, mas parece que o livro não agradou mesmo, todas as resenhas dele que leio não são boas.
    Daqui a pouco vou ficar enjoada de tanto bad boy se envolvendo com meninas "inocentes", está ficando repetitivo e o final acaba sendo o mesmo.
    Fiquei curiosa pela parte do clube das senhoras, por isso deve valer conhecer a história.

    ResponderExcluir
  2. Tinha lido uma resenha desse livro em outro blog e já tinha achado interessante.
    É uma temática legal para se trabalhar em um livro. Pena que o desenvolvimento dos dois não tenha sido bem trabalhado, justamente porque a problemática do livro é esse relacionamento.
    Adoro a capa e já quero ler!!
    Participando

    ResponderExcluir
  3. Eu não tinha interesse pelo livro Um Ligar para Ficar, por ter lido resenhas que me desmotivaram um pouco, na época de lançamento, mas apesar disso esse livro Meu amor, meu bem, meu querido tem uma sinopse interessante - principalmente pelo nome do personagem - Travis ;) - Oficial de badboys

    ResponderExcluir
  4. Olá, Nine!

    Também achei super divertido a parte das Rainhas Caçarolas, bem mais envolvente do que romance principal.

    ResponderExcluir
  5. Assim como você eu gostei muito de Um lugar para ficar, então fiquei bem animada em saber que um novo romance da autora seria lançado por aqui, e da mesma maneira que você minha empolgação foi murchando à medida que eu lia resenhas sobre ele. Não tinha visto ninguém comentar sobre esse grupo de leitura mas pelo que você descreveu eles têm tudo para "salvar" o livro da indiferença.

    ResponderExcluir
  6. Ai, Nine, eu amei tanto Um Lugar para Ficar, mas sabia que dificilmente iria me surpreender com esse... li umas 30 páginas e achei bem confuso, na verdade. Não consigo conceber a imagem dela entrando na casa de alguém por curiosidade e depois ir dar uma volta de moto com o cara o_O

    Pretendo ler mais pra frente, vai que dá certo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Já li Um Lugar para Fica da autora e confesso que não gostei muito! Mas fiquei curiosa para conhecer As Rainhas Caçarolas! rs
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro,na resenha a historia parece ser meio confusa mas ia ser bom ler um livro dessa autora para conhecer.

    ResponderExcluir
  9. Estou um pouco por fora dos livros lançados recentemente e de novos autores tambêm, faz uns 4 meses q eu não entro na internet pra nada, nem pude te agradeçer pelo livro Garotas de Vidro, que eu ganhei no seu blog no sorteio que teve, você deve ter achado que eu fui uma grossa por não ter te agradecido mas é que eu estava sem acesso a internet e meu netbook pegou virus e eu não tinha dinheiro pra consertar e estava bem longe de casa estava passando um tempo na minha cidade natal pra fazer um tratamento, não teve como eu te agradeçer, mas agora eu te agradeço imensamente pelo livro eu amei o seu bilhete pra mim e o livro é muito bom, eu fiquei super feliz quando eu soube que tinha ganhado, afinal eu não tenho nenhuma sorte pra ganhar nada em sorteios, e quando eu recebi o livro eu pulei de alegria de verdade, abracei e cheirei o livro e quando terminei de ler devolvi ele pra dentro do envelope em que ele chegou e guardei igual a um tesouro..
    Amei muito sua resenha, vou oarticipar do sorteio afinal foi o seu blog que me deu sorte, quem sabe eu não ganho de novo, estou super torcendo.
    Beijão!!

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler esse livro, me interesso muito por ele e adorei a resenha.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Li a sinopse do livro Um lugar para ficar, e adorei, já comprei e agora estou esperando chegar. Esta resenha me deixou super curiosa para ler este livro dela também.
    Parabéns pelo blog e o canal do youtube adoro.
    Abços e bjus

    ResponderExcluir
  13. A formula badboy + mocinha é clichê, mas não tem como errar. Querendo muito ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Ah Nine, que pena que vc não gostou.

    Eu tive basicamente a mesma impressão do inicio do livro que vc. Mas ao contrario do que vc comenta, acho que não foi que Deb mudou drasticamente o rumo... Considero que o livro tem duas partes e a segunda parte é mais sobre a reinvenção da Ruby e, eu achei tb, que é quando o livro fica melhor. Sai do foco no romance (oi?) e vai pra parte mais 'vida' e familia. Acho que de modo geral, é um livro que surpreende mt pq a gente não espera os rumos que ela vai tomar então apesar de ter começado sem curtir mt, acabei me envolvendo bastante e gostando de acompanhar.
    Mas ainda lerei Um Lugar pra Ficar e espero gostar mt tb!

    Acho que é um pouquinho problematico ler os livros do autor na ordem inversa do lançamento original, pq é esperado que a escrita dele melhore com o tempo e aí a gente começa do 'mais recente' fica bem marcado como o anterior era 'menos interessante!' rs

    bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)