5 de março de 2013

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa - dirigido por Andrew Adamson





O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
(The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe)
#1 As Crônicas de Nárnia
Direção: Andrew Adamson
Estúdio: Walt Disney Pictures
Ano: 2005
Duração: 143 minutos
Compre no Submarino

É senso comum e a gente sempre pensa quase instantaneamente quando o assunto surge: "O livro é SEMPRE melhor que o filme". Foi mais ou menos com essa ideia que comecei assistir a adaptação de O leão, a feiticeira e o guarda-roupa. Na minha maratona incansável de C.S. Lewis, imaginei que nem de longe o filme ia me agradar já que não gostei da história original. Mas...

Pois é. Eu gostei. E bem mais que o livro. Me julguem.

A produção é da Walt Disney Pictures e embora eu não seja a fã número um, confesso que adoro os cuidados com efeitos especiais, figurinos e cenários. E todos os pontos são impecáveis (na minha opinião de pessoa comum, lembrem-se). Gostei muito da personalidade dos personagens: os quatro irmãos são muito diferentes, mas a personalidade de cada um é linear no filme todo. No livro achei as mudanças abruptas.



Aslam é a figura mais imponente do filme e quando aparece, rouba a atenção! Contudo, os outros seres de Nárnia também têm oportunidade de aparecer, mesmo que rápido. Como toda adaptação, o filme não é fiel ao livro. Mas foi uma das poucas vezes que observei elementos de transição que mesmo diferentes do texto original, correspondem à mesma reação.

Embora seja voltado especialmente ao público jovem, fiquei com a sensação de que é adulto também. Sabe, daqueles que você assiste e decora, mesmo inconscientemente. Espero que as próximas crônicas me envolvam mais e que os filmes sejam tão bons ou melhores que O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.

Sim, eu fugi dos filmes porque sempre quis ler os livros!

E vocês, gostam do filme? E do livro?

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino;
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

6 comentários:

  1. Nine, a adaptação de ''O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa'' é a minha favorita da série... Lembro que vi o filme no cinema umas três vezes quando ele foi lançado (no distante ano de 2005... Rsrsrs).

    Sei lá, ele tem toda uma mágica, as cenas são como ilustrações se movimentando, sem falar que ele consegue ser SUPER fiel mesmo não sendo EXATAMENTE fiel - não consigo explicar! *o*

    Gosto bastante também de ''Príncipe Caspian'', mas a de ''Viagem do Peregrino da Alvorada'' ficou meio aquém dos anteriores, infelizmente.

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Acredita que só li o livro? Pois é, ainda não assisti o filme porque quando ele foi lançado eu tinha muita coisa contra As Crônicas de Nárnia, mas com o tempo fui crescendo e mudando essa opinião. Agora eu tenho muita vontade de assistir.
    Imagino que o filme deva ser muito bom, ainda mais depois de seus comentários.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu já assisti os dois primeiros filmes, e quero muito ler os livros. Eu gostei bastante dos filmes e espero que dê certo a leitura dele.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente eu não li o livro ainda, mas amei o filme!
    Em um filme é muito mais fácil manter a personalidade dos personagens linear. Já no livro é mais trabalhoso. O autor deve tomar muito cuidado com isso principalmente quando o livro demanda um cenário visual.
    Gostei do seu ponto de vista :)

    Se puderes dar uma passadinha rápida lá no meu blog http://pensarpaty.blogspot.com/
    Pode comentar só um "oi" pra saber que o visitou, rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme primeiro e adorei! É muito bem feito!...
    Eu fui na casa de uma vizinha e ela tinha o volume único de Nárnia, então eu li a primeira crônica e comecei a do Príncipe Caspian, porque naquela época, o segundo filme já havia sido lançado e eu não vi; mas não terminei a crônica.
    Eu gostei bastante da primeira história e fiquei bem empolgada com a história da árvore e as aparições da Feiticeira Branca (adoro essa mulher).
    Bjs!
    s2

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro e nem assisti ao filme, não sou chegada a literatura fantástica...
    Normalmente as adaptações cinematográficas deixam a desejar, :(

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)