26 de fevereiro de 2013

Meus cinco filmes infantis favoritos

Oi pessoal, tudo bem? É a primeira vez que faço um post neste formato (que eu lembre) e toda a ideia surgiu quando comecei assistir o vídeo da Vi, do blog A Vi viu, sobre Os Goonies. Eu tenho um hábito (que também pode ser uma mania) de assistir filmes que eu gosto milhares de vezes. E a lista de hoje é justamente para falar (ou melhor, escrever) sobre os meus cinco filmes infantis favoritos. Alguns são antigos e pode ser que alguns de vocês nunca tenham assistido (é gente, o tempo está passando por aqui). Encare os filmes do post como dica também. Vamos começar?!



Se eu fizesse uma lista dos filmes que mais assisti na vida, este certamente estaria entre os primeiros colocados. Os Batutinhas (The Little Rascals, no título original) é uma produção de 1994 dirigida por Penelope Spheeris e que conta a história de um grupo de crianças divididos entre meninos e meninas. Tudo muda na amizade dos garotos quando Alfalfa se apaixona por Darla. É claro que o filme é super comédia, mas as analogias são explícitas. As dúvidas, incertezas e implicâncias entre os sexos são discutidos de uma forma mais leve e divertida, mas se aplicam a todas as idades.



Depois do vídeo da Vi, Os Goonies não poderia(m) faltar. O filme é de 1985 e dirigido por Richard Donner. Por incrível que pareça, eu não lembro de ter assistido quando criança. Vi há alguns anos e adorei. Tenham em mente que esse é um filme dos anos 1980 e para quem está acostumado com super efeitos especiais, pode parecer estranho. A aventura desse grupo de jovens tem uma motivação bem profunda. E embora o filme seja descontraído existem várias discussões sociais nele. E a dinâmica dos personagens é ótima.



Imagine um baú muito antigo. Crianças. A curiosidade de descobrir algo secreto escondido ali. Pronto? Agora pense no seu jogo preferido de tabuleiro! E imagine que tudo o que você joga se transforma em algo real. Jumanji é um filme de 1995 dirigido por Joe Johnston e para que gosta de aventura, vale assistir. Já escrevi por aqui que adoro história que desbravam novos lugares. No caso deste filme, personagens, animais e outras situações engraçadas e bizarras acontecem no "nosso mundo". Tem um toque de viagem no tempo e o que vale mesmo é acompanhar o desenrolar do jogo. Vejam!



Claro que escolhi O leão, a feiticeira e o guarda-roupa para simbolizar um filme mais recente. A produção é de 2005 e quem assina a direção é Andrew Adamson. Assisti no início deste mês, depois de ler a crônica, e foi um dos poucos casos em que gostei mais da adaptação cinematográfica do que o texto original. Nárnia ficou incrivelmente bem representada visualmente e Aslam parece real. Além disso, gostei mais dos protagonista no filme, já que no livro fiquei incomodada com as nuances de personalidade. Mas como esse filme terá um poste só dele, escrevo mais semana que vem. Uma pena, a série ainda não fez o sucesso de audiência que todos esperavam e eu fico torcendo para que os filmes previstos para os próximos anos, saiam.



Sim, tem Harry Potter na minha lista. A série de filmes começou em 2001 com a Pedra Filosofal dirigido por Chris Columbus. E eu lembro como se fosse hoje qual foi a cena que me conquistou: a da cobra. Sim, Harry falando com ela e o primo magicamente trancado no vidro. Eu adoro o trem, Rony e Hermione. A chegada na escola. Mas essa cena dá uma pista de que o protagonista é muito mais especial que um simples bruxo. E todos os filmes que passam na tv e eu encontro, assisto. Eu ainda não terminei de ler, mas até o O Cálice de Fogo, praticamente decorei algumas falas.

É isso. Espero que tenham gostado e comentem!
Beijos!

14 comentários:

  1. Os batutinhas é muitoo bom, adoro esse filme!!!
    goonies, por outro lado... sempre tive medo daquele cara todo deformado hahah
    e harry potter é harry potter né.. tem nem o que falar
    Muito legal o post!! ;)
    beijos nine

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine, adorei sua lista, e Goonies era um dos filmes da minha infância.Por coincidência, hoje, ou melhor ontem, comprei um dos filmes que foi muito importante na minha infância,A Fantástica fabrica de chocolate(1971), fui criança na década de 80, e eram esses filmes que permearam minhas tarde. Meus favoritos são: Labirinto - A Magia do Tempo; A Fantástica Fabrica de Chocolate; Os Goonies; Os Caça-Fantasmas(assisti no cinema; A Lenda; O Pequeno Príncipe... E tantos outros. Aos poucos vou comprando em DVD quando encontro.
    Me transbordou de saudade esse post, obrigada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. ahh.. ADORO O ALFALFA! hahahaha... adorava assistir eles. Vc acredita que nunca tive paciência pra assistir as crônicas de Nárnia? Nem sei direito a história. Mas, quando terminar de ler todas as crônicas vou assistir aos filmes, rs. Beijos Nine :D


    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  4. ahh.. ADORO O ALFALFA! hahahaha... adorava assistir eles. Vc acredita que nunca tive paciência pra assistir as crônicas de Nárnia? Nem sei direito a história. Mas, quando terminar de ler todas as crônicas vou assistir aos filmes, rs. Beijos Nine :D


    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  5. Os Gonnies e Os Batutinhas são épicos. Adoro Os Gonnies de paixão, me divirto horrores toda vez que o vejo =)
    Mas Harry Potter e Nárnia eu já conheci mais adulta, então nem os vejo mais como filmes infantis. Acho que colocaria desenhos animados na lista como O Rei Leão (sim, eu chorei qnd o Musafa morreu, rs), Tarzan e A Bela e A Fera.

    Bjoks ;D

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho o DvD dos Batutinhas! XD
    Tirando Harry Potter, vi todos esses que você citou milhaaaaaares de vezes. <3

    Ah! Li outro dia que vão fazer remake de Jumanji. oO Não sei pra que. O filme é maneiro desse jeito. rs

    Bjs, Nine!

    ResponderExcluir
  7. Dos citados eu só vi Os Batutinhas e Harry Potter e ambos são amor puro! ♥ Os Batutinhas me lembra sessão da tarde comendo pipocão Aritana e tomando Guaraná! Hahahah. Ô Infância. :')

    Beijos!
    Amanda.

    ResponderExcluir
  8. HAHAHA CONHEÇO TODOS! Só não gosto de harry potter. Os Batutinhas marcaram minha infância de filmes e desenhos que passavam a tarde no SBT em meados de 1998 COMO ERA BOM!

    Achei justa a lista só coisa boa, e devo concordar que já vi milhões de vezes Goonies e Batutinhas, adoro esse tipo de filme ate hoje.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ótimo post! Amoooo Os Batutinhas, sempre que passa de novo eu assisto. hehehe Jumanji também e vão fazer remake, né? Li algo sobre, mas não lembro onde. Nárnia e HP nem vou falar nada. E Os Goonies, vi muito na Sessão da Tarde! hehehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Os Goonies!!!
    Assisto sempre que passa!!!

    ResponderExcluir
  11. Os Goonies é sem dúvida o melhor da minha infância!! Até decorei as falas....

    ResponderExcluir
  12. Os Goonies com certeza fez parte da minha infância. Assim como O Enigma da Pirâmide e as eternas reprises da primeira versão da Fantástica Fábrica de Chocolates na sessão da tarde.

    Adorei o post!

    bjs!

    Thaís

    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. meus cinco filmes infantis favoritos são o rei leão, ratatouille, meu amigo totoro, gremlins e a bela e a fera. Eu adoro harry potter e as crônicas de nárnia, porém as adaptações do cinema deixaram um pouco a desejar, por isso eles não são meus filmes infantis favoritos. Os batutinhas e os goonies são clássicos e são muito bons. Adorei a sua lista. bjs

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Nine,

    Você desenterrou uns bons filmes hein...k.. Os Goonies e Jumanji são legais e os outros nem preciso falar...belo post..abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)