25 de fevereiro de 2013

As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa de C.S. Lewis





O leão, a feiticeira e o guarda-roupa
#1 As Crônicas de Nárnia
Autor: C.S. Lewis
Editora: Martins Fontes
Edição: 2009
Páginas: 88
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino

LEIA MAIS
Especial As Crônicas de Nárnia
O sobrinho do mago
Viagens ao fim do mundo, criaturas fantásticas e batalhas épicas entre o bem e o mal - o que mais um leitor poderia querer de um livro? O livro que tem tudo isso é O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, escrito em 1949 por Clive Staples Lewis. Mas Lewis não parou por aí, seis outros livros vieram depois e, juntos, ficaram conhecidos como As crônicas de Nárnia. 

Ler o volume único de As Crônicas de Nárnia está um pouco mais demorado do que eu imaginava. E mesmo não gostando verdadeiramente de nenhuma das três histórias até agora, O leão, a feiticeira e o guarda-roupa foi a mais interessante. Essa foi a primeira história publica por C.S. Lewis (do universo Nárnia) e depois da dica do Henri B. Neto começo a pensar que teria sido mais interessante ler em ordem de publicação ao invés da cronológica. 


Na história conhecemos quatro irmãos: Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. As crianças são enviadas para uma área mais afastada da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. Foi à forma que muitos pais encontraram para afastar (e salvar) os filhos do combate. Eles são acolhidos na casa de um professor que passa boa parte do tempo recluso e conta com a ajuda de uma governanta muito rígida. 

Mesmo com a mudança para outra região e a estranheza de morar com pessoas estranhas, os irmãos acreditam que podem sim se divertir. Aproveitar enquanto esperam o fim da guerra. Até que o tempo chuvoso começa a dificultar as coisas. E então eles começam a desbravar a casa (ou seria castelo, é enorme...). 



Eu adoro histórias que desbravam lugares e logicamente este é o ponto que mais gosto na obra de Lewis. Gosto como ele constrói a curiosidade pela casa (no caso dessa história) e também por Nárnia. São situações diferentes, mas que me despertam o mesmo sentimento: a vontade de ver mais sobre o lugar. Eu não tenho empatia pelos personagens, mas os outros pontos compensam. 

Assim como em O sobrinho do mago, Lewis introduz algumas questões espirituais na história. Tenho certeza de que não fui a única pessoa que pensou em Aslam como o que conhecemos do Deus cristão para o universo Nárnia. O mais interessante é que mesmo o autor dando essa ideia sobre o leão, o leitor tem liberdade para acreditar ou não. Bom! 

Eu continuo incomodada com a personalidade dos protagonistas, mas a dinâmica entre os irmãos é muito boa. Até mesmo quando vão para Nárnia. Cada um tem o significado oposto do outro e, ao mesmo tempo, complementar. E a atmosfera de Nárnia é incrível. Imaginar todo aquele universo é excepcional. 



Mesmo não adorando O leão, a feiticeira e o guarda-roupa o quanto eu imaginava, leia Nárnia (assim mesmo, no imperativo). É o tipo de livro que vale o debate, sempre. E se você leu me conte o que achou!

Beijos!
*Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Nine! Estou ansiosa para ler As Crônicas de Nárnia! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Nine,
    Vou ler as crônicas de Nárnia esse ano, mas tá difícil de começar rs
    Beijos :)

    http://www.luanamachado.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Janine , tudo bem ???

    Eu amo narnia é uma das minhas séries favoritas, só perde para o Senhor dos anéis, eu particularmente adoro o este livro, - Os meus favoritos são o sobrinho do mago e a cadeira de prata - mas este tem um lugar especial no meu coração pois foi minha primeira inserção do mundo maravilhoso de narnia.

    Agora quero saber, porque voce não gostou?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens! Eu fico irritada com eles na maior parte do tempo!

      Excluir
  4. Li todas as cronicas e achei o livro bem juvenil!!! Mas gostei!!!

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler as cronicas de Narnia, espero gostar!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nine =D
    Acredita que ainda não tenho esse volume único? Quero comprar esse ano.
    Bem, se apesar de tudo vale a pena ler, vou ler sim!

    Beijos
    -glowofthemoonlight-

    ResponderExcluir
  7. Um dos livros da minha meta para 2013! rs
    Adorei a tua resenha!
    Estou louca pra começar a leitura dele, mas antes resolvi me aventurar em O Senhor dos Anéis, aproveitando o embalo do Hobbit... =P

    ResponderExcluir
  8. Oieee,
    assim, como você, demorei um pouco a ler todo o volume...
    Mas eu amei o livro.. Claro que tem umas histórias que as vezes cansam, e que poderiam ter tido um final melhor, mas eu gostei mesmo assim. Principalmente pela história que está atrás. Sim, é um pouco juvenil, mas ao mesmo tempo tem um quê de maturidade (:
    Legal a resenha! ^^

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Nine,

    Esse livro As Crônicas de Narnia volume único esta na minha lista de espera e ainda não sei o que esperar dele, mas quando ler lhe aviso....parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)