25 de abril de 2012

Estilhaça-me de Tahereh Mafi





Estilhaça-me
#1 Estilhaça-me
Meu toque é letal. Meu toque é poder
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Edição: 2012
Páginas: 304
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

Mais comentado nas redes sociais que Estilhaça-me, lançamento da Editora Novo Conceito deste mês, só os plágios na blogosfera literária. O livro da autora Tahereh Mafi teve ótimos elogios nos Estados Unidos mas até agora vi e li opiniões equilibradas sobre ele no Brasil. A resenha de hoje é dividida em quatro tópicos, ou seja, os pontos que considerei importantes ao longo da leitura.

Narrativa: gostei do texto de Tahereh Mafi. Equilibrado, coerente e bem organizado. A autora usa analogias para expressar sentimentos e emoções da personagem principal, Juliette. Em alguns momentos, confesso, achei infantis ou exageradas as expressões escolhidas, mas nada que comprometa a leitura.

Ambiente: Estilhaça-me é um livro distópico e sem dúvida esperei conhecer mais sobre como a sociedade em que a história é ambientada se tornou oprimida e sem opções. A autora dá pistas ao leitor de como tudo aconteceu, descreve, até mesmo, alguns cenários abandonados, mas esperei que ela realmente contasse como tudo se tornou cinza e sem vida.  

Personagens: Juliette é uma protagonista forte, corajosa e inteligente. Ao mesmo tempo, confusa. Levando em conta tudo que aconteceu em sua vida desde a infância, sempre considerada um monstro, sempre acreditando que seu poder era, na verdade, uma maldição, ela é uma protagonista acima da média. Ainda sim, achei extenso demais os momentos de divagação da personagem, pensando sempre em círculos e voltando ao mesmo ponto. Adam é o personagem perfeito, o herói da história. Apesar de todos os pontos positivos, ele não me convenceu. Tenho dificuldade em "acreditar" em um protagonista tão utópico. Espero que a autora prepare uma surpresa nos próximos livros em relação a Adam. Apresente quem ele realmente é. Acho muito difícil manter uma figura tão perfeita por uma trilogia inteira. Warner - o vilão. É raro, mas simpatizei com o malvado do livro. Talvez pela sinceridade extrema ou ainda pelo mistério em torno de sua figura e de suas reais intenções em relação a Juliette. Será mesmo que é só no poder dela que ele está interessado?

Desfecho final: o que mais gostei no livro todo foi o Ponto Ômega. Talvez o elemento mais polêmico da história, neste primeiro volume. A autora apresenta outros humanos com poderes. Mas existe uma razão. Um motivo. Aliás, uma das características marcantes de Estilhaça-me é que ninguém faz nada sem pensar. Fica claro que para todos os personagens, com exceção de Juliette, que tudo é planejado.

Estilhaça-me é um livro para que gosta de ambientes distópicos e personagens perfeitos e extremos. Além do texto bem elaborado. Uma leitura para diversão. Boa edição da Novo Conceito, com uma capa bem feita -  como a original. Não encontrei problemas no texto e na revisão.

Beijos!

*Livro recebido da editora Novo Conceito, parceira do Estante da Nine
**Ajude o blog comprando pelo link indicado no post ou através do banner do Submarino
as compras pagas geram comissão ao Estante da Nine

11 comentários:

  1. ''Estilhaça-Me'' é uma das minhas próximas leituras, e estou bastante ansioso... Não sei o que esperar de uma história que linka distopia com o ''sobrenatural'' (por uma falta de uma palavra melhor).

    Pelo o que venho coletado das resenhas (sim, eu meio que coleto spoilers. É. Rsrrssr) parece um livro que vai me prender. Mas vamos ver, né?!

    Henri B. Neto
    ''Na Minha Estante''

    ResponderExcluir
  2. Nine, ainda não li o tão falado Estilhaça-me, mas estou bem curiosa pra ler e ver o que vou achar! ;D
    As opiniões tão sendo bem positivas em sua maioria né?! Vamos ver!

    Adorei a forma como você elaborou a resenha! Super interessante!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. jah li muitas resenhas sobre o livro, mas não sei se leria, fico um pouco com o pé atrás justamente por esse extremismo dos personagens e tudo que a protagonista passa D:

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei bastante do livro no geral.
    Também achei Adam muito perfeito, mas a relação com Warner tem tudo para aumentar no segundo livro (até porque a primeira palavra do livro é "Warner", e este não é o primeiro nome dele, segundo a autora O____O ).
    Fiquei tenso em várias partes, principalmente com os toques.
    O chato é esperar só ano que vem para saber mais sobre a história. =(

    @rafaschiabel
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nine, tô lendo Estilhaça-me neste momento e tô gostando! Quando terminar conto na resenha o que achei!! beijoos

    ResponderExcluir
  6. Tô loucaaaa pra ler esse livro!!!

    Promoção rolando lá no blog: http://bit.ly/IG3z5b Passa lá se puder. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Oi Nine,

    Que lindo o teu blog, conheci ele hoje. Somos conterrâneas, sou de Porto Alegre.
    Eu ja li este livro e gostei muito da história, sim também achei o Adam perfeito e acredito que com o desenrolar da história vamos descobrir que ele também tem algum tipo de poder.
    Vou vir te visitar sempre. Um grande bj.

    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nine!
    Ainda não comecei a ler Estilhaça-me de fato, mas isto deve ser semana que vem. Curti muito toda a arte e os tachados no texto, bem criativo. Estava por fora do contexto distópico também, foi bom descobrir isso, mais um atrativo pra leitura!! *.*

    Adorei a resenha, e a forma como você sistematizou. Eu não tenho problemas com personagens utópicos, dependendo do caráter deles. Também vivo com muitas utopias na minha cabeça ^^

    Beijos, flor!
    This

    ResponderExcluir
  9. Oiii Nine...
    Com certeza esperava mais descrição de ambiente... o romance ficou fofo e tudo mais... só que o livro não é nenhuma novidade.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Olá!!

    Começarei a ler esse livro hoje! Estou apostando forte na leitura. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    (dá uma passadinha lá!)
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ainda nem peguei no livro, mas ando preocupada, apesar de muitos dizerem que ele é bom, ninguém disse que ele é ótimo pra mim...rsrsr...mas assim que ler tiro minhas conclusões...\o/....e ele ta meio afastado da lista...rsrs...beijokas elis!!!!!!!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)