As Crônicas da Terra do Lago: O primeiro ministro de Iracy Araújo

30 de março de 2012




As Crônicas da Terra do Lago: O primeiro-ministro
#1 As Crônicas da Terra do Lago
Autora: Iracy Araújo
Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira
Edição: 2011
Páginas: 142
| SKOOB |
Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única ­filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua fi­lha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fi­el ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?

Minha afinidade com livros de fantasia fica cada dia mais latente. Já faz um tempo que li As Crônicas da Terra do Lago: O primeiro ministro e o livro me surpreendeu em vários aspectos. Primeiro pelo tamanho e também na quantidade de páginas. Esta é uma fantasia curta, com uma narrativa bem amarrada e nada cansativa. 

Um reino tranquilo ameaçado pela ganância de um poderoso conquistador. Os enredos de fantasia sempre giram em torno de guerras e disputas políticas, mas o que mais gostei no livro de Iracy Araújo foi uma fuga as pressas para salvar o futuro legado da Terra do Lago e a linhagem do Rei Darel.

Não existem descrições longas e cansativas. Por ser curto, o enredo é objetivo e foca, especialmente, na vida de Diana - a princesa - após a fuga. Não vou me estender demais para não revelar detalhes importantes da trama. Crônicas da Terra do Lago: O primeiro ministro é um livro cativante e indico para todos que gostam de fantasia.

Todo bom livro de fantasia descreve uma floresta ou bosque de beleza inimaginável.

Pelo tamanho atípico, o livro é bem introdutório e isso aumentou a curiosidade pelo segundo volume, que deve ser lançado neste ano (assim que tiver informações sobre ele, como sinopse e capa, posto por aqui). Não encontrei erros de português ou concordância. O trabalho de capa é excelente. Já a diagramação é simples e com folhas brancas. 

Beijos!
*Livro recebido da autora Iracy Araújo