5 de dezembro de 2011

Eterno de Erika Spencer






Eterno
Autora: Erika Spencer
Editora: Literata
Edição: 2011
Páginas: 257
| SKOOB |
Eterno envolve o leitor desde a primeira página, pois revela um amor que enfrentou seus desafios iniciais numa França mergulhada em preconceitos e tabus. Contudo retorna, séculos depois, ainda mais forte e com mais percalços a enfrentar que antes. Passado, presente e futuro se encontram nesta história, dividida em três diferentes épocas e mostra a difícil trajetória de um jovem casal para cumprir alguns carmas terrenos e espirituais, envolvendo vampiros e seres humanos no mesmo processo evolutivo. Um caminho que envolve suspense, morte, espiritualidade, seres ocultos e uma grande paixão. Tudo pode ser diferente quando se envolve um verdadeiro amor. Todos têm uma chance de se redimirem, ainda que eternos.

Romance épico, vampiros e reencarnação.

Não se engane se, num primeiro momento, você acredita que os elementos acima não formam uma grande história de amor. Erika Spencer teve uma delicadeza e ao mesmo tempo uma maturidade impressionante para reunir no enredo principal elementos que à primeira vista podem parecer distópicos.

O livro é divido em três períodos distintos, um dos pontos que mais me chamou atenção. A história de amor entre Edmond e Gabrielle começa em 1687 na França. Embora seja uma história de amor, esta primeira parte é a mais intensa, o sentimento dos personagens foi muito bem descrito. Medo, angustia, raiva e vingança saltam das páginas e envolvem o leitor, é impossível largar o livro até saber onde o casal se reencontrará novamente.


O tempo passa e apenas em 1984 é que acontece o reencontro. Ainda na França. O que mais gostei foi a forma como a autora conduziu a aproximação. Ele é professor de história e ela, jornalista. Ele viveu todos esses anos esperando pela volta do amor de sua vida. E ela nasce como uma nova pessoa, embora as memórias de Gabrielle permaneçam lá, misturadas no subconsciente. O encontro provoca uma reação quase inexplicável nos dois. Erika Spencer mais uma vez soube inserir um elemento essencial no livro, o mistério. Será que ele conseguirá reconquistar o amor de sua vida depois de tantos anos de espera? E ela, compreenderá o sentimento que nasceu sem explicação em relação ao desconhecido professor?

Assim chegamos ao terceiro período do livro: o ano é 2009, em Florença na Itália. Os papéis são inversos. Ela é que se depara com a reencarnação de Edmond, um pintor talentoso, mas casado. Em meio a dúvidas, ela resolve lutar pelo amor de sua vida, mesmo sendo um sentimento egoísta, já que pode destruir uma família. Gostei especialmente deste momento do livro já que a autora inverteu as ações. É interessante perceber como eles se identificam assim que o encontro acontece, mas não podem explicar porque o sentimento em relação ao desconhecido.


Do meu ponto de vista, Erika Spencer soube dosar muito bem os elementos, de modo que o livro não ficasse extremamente forçado. Os vampiros são seres racionais e calculistas, sanguinários quando necessário para se defender, mas camuflados na sociedade sem grandes problemas. As reencarnações nos fazem refletir sobre o assunto: será que nossa passagem na Terra é apenas uma ou nossa consciência é maior que isso?! Por fim, existe o vilão, os amigos e algo mais que vocês só vão descobrir lendo o livro. (:

Um último destaque para a capa, montada de forma perfeita e com os elementos mais significativos do livro. Super indico a leitura e agradeço imensamente a Erika Spencer pela oportunidade de conhecer esse romance maravilhoso.

Beijos!

11 comentários:

  1. Essa é uma história de amor deliciosa.

    Parabéns pela resenha e a Erika por Eterno!!!!!

    ;)

    bjs***

    ResponderExcluir
  2. Olá Nine,
    não tinha lido a respeito desse história ainda e acabei conhecendo o título através da sua resenha!
    Que me deixou super curiosa, parabéns pela resenha!!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha, Nine!
    Já tinha visto a sinopse desse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha...
    Acho que vou gostar de Eterno *-*

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. Oi ..

    Gostei da capa e a história parece ser bem legal mesmo. Fiquei curioso :)

    Ótima resenha.

    João Victor
    Amigo do Livro
    http://www.amigodolivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Caramba, o livro já me ganhou somente pelo fato de passar nas épocas antigas. Sério, eu sou viciada por isso! E ainda mais por sua resenha, gostei mais ainda. Mas tempo pra ler que é bom, tá dificil de arranjar, haha

    xx carol

    ResponderExcluir
  7. quando se trata de vampiros e romance no mesmo livro eu ja fico com um pé atras, mais parece interessante. Estou curiosa agora Nine e a culpa é sua.
    E fiz minha primeira caixa de correio lá no blog Nine, da uma olhada.
    http://www.pausaparaumcafe.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou super curiosa pra conferir esse livro nacional.
    Adorei a sinopse e a resenha me animou mais ainda.
    Desde o princípio a história me chamou a atenção por se passar em épocas diferentes e tudo mais.
    Enfim, já quero ler e logo! ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Own, eu quero esse livro faz tantoooooo tempo...
    Parece ser a coisa mais fofinha do mundo *suspira*
    E ainda é 'livro de época' e tem essa questão dos reencontros... Preciso desse livro!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  10. Oi Nine,
    A resenha ficou ótima e a história realmente parece mt boa.
    E a capa é muito linda.

    Bjok

    ResponderExcluir
  11. Oi Janine, eu adorei este livro, sem dúvida uma história de amor que vence o tempo. Sem falar que a capa é linda d+!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)