11 de outubro de 2011

O arquiteto do esquecimento de Marcos Bulzara





O arquiteto do esquecimento
Qual parte da vida você gostaria de apagar?
Autor: Marcos Bulzara
Editora: Life Editora
Edição: 2009
Páginas: 470
| SKOOB |
Conheça a impressionante história de Doran Visich. Ele sobreviveu milagrosamente aos campos de concentração nazistas e transformou-se no gênio por trás da maior criação da indústria farmacêutica mundial: uma droga capaz de apagar a memória humana. Mesmo depois de vencer inúmeras barreiras, ganhar milhões e conquistar posição de destaque no mundo da ciência, ainda existe uma culpa que o prende ao passado e o impede de ser feliz. Até o dia em que ele finalmente conhece a verdade que buscou por mais de cem anos! O Arquiteto do Esquecimento revela uma trama visceral e emocionante. Você será arrebatado numa história de ódio e perdão; de perseverança e resgate; de esperança e salvação.

Singular é a palavra que melhor descreve o livro de Marcos Bulzara levando em conta tudo o que já li até hoje. Além de intenso. Muito intenso.

Em O arquiteto do esquecimento conhecemos a história de vida (e que vida) de Doran Visich. A melhor maneira de conduzir esta resenha é a dividindo pelos períodos da vida deste personagem incrível, o que não é fácil, já que a narrativa é atemporal e fez com que o livro ficasse muito mais interessante. Mas, vamos começar...

A infância de Doran foi simples e cheia de significados. O que mais marcou neste trecho do livro foi a relação com sua irmã, descrita de uma forma tão profunda, que é quase impossível imaginar a vida de um sem o outro. Até que a primeira grande reviravolta acontece na família Visich: a chegada das tropas nazistas. Outro ponto interessante foi a maneira como Bulzara descreveu a relação de uma pequena comunidade do interior da Polônia e seus moradores, que mesmo sabendo da guerra, achavam improvável que as tropas alemãs fossem dar atenção aquele pequeno pedaço de mundo.

Doran não teve como escapar. Foi capturado e levado aos campos de concentração. Começa então outro momento intenso do livro, com as passagens de todo sofrimento que aconteceu durante a Segunda Guerra. É como se o leitor estivesse no local da execução, no dormitório fétido ou vendo companheiros de prisão sendo mortos pela sagacidade e diversão de alguns soldados. No entanto, embora o medo fosse o sentimento de dominação na cabeça de Doran, nos momentos decisivos, o garoto encarou (literalmente) de cabeça erguida seus opressores. O que foi decisivo para que saísse vivo da guerra. Destaco isso porque a condução do texto foi perfeita para que desse sentido real as situações descritas, sem parecer forçado ou heroico.

Outro ponto interessante conduzido pelo autor foi a inteligência de Doran. Desde a infância o garoto já se destacava, ganhou espaço no campo de concentração através dela, libertou-se da guerra graças a sua esperteza, mas também foi por ela que sua vida teve muitos momentos marcantes, nem sempre positivos. E foi determinante para o desfecho final. 

Poderia escrever muito mais sobre o livro, mas certamente estaria contando momentos decisivos, e ninguém gosta de spolier. Doran tinha certas manias e entre elas estava a implicância com sua marca, o número tatuado em seu braço quando chegou ao campo de concentração. Por certos momentos achei a analogia tão forte, que é impossível não pensar sobre todas as vidas perdidas em guerras. Contudo, a ciência, a ação e as relações humanas também são fortes no livro. Uma indicação para todos os tipos de leitores.

Beijos!

* não consegui pensar em nenhuma música ou clipe que pudesse relacionar com o livro. Meu trecho preferido do livro está no Tumblr.

11 comentários:

  1. Parece um livro daqueles que a gente não desgruda enquanto não termina de ler...ótima resenha! bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi! (:
    Acho que é a primeira resenha que leio desse livro, estou com muita vontade de ler. Parece ótimo, e o tema é um dos que eu mais aprecio. *-*
    Adoro livros que citam, ou contam estória vividas na segunda guerra.
    Enfim, preciso ler logo. (:

    Bjuu' (:

    ResponderExcluir
  3. Olá Nine :]

    Primeira resenha que leio deste livro e adorei! Acho bem interessante livros que envolvem este tipo de temática! Gostei!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!

    Excelente indicação, masi um livro que fiquei conhecendo.

    Abçs!

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A esse livro deve ser maravilhoso desde quando recebi o marcador do livro eu quero ler...

    http://aleitoracassia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Um dos livros do Book Tour do Selo Brasileiro que eu AMEI!!! Tive a oportunidade de entrar em contato com o autor e ele me ceder o livro para resenha... ÓTIMO, ÓTIMO, ÓTIMO!

    Beijos,
    Gabi ~ Bookaholic World

    ResponderExcluir
  7. Olá, Janine!!
    Adorei a sua resenha!
    Eu já li este livro alguns meses atrás e também achei a narrativa dele muito intensa e carregada de emoção. Impossível não se comover com drama enfrentado pelos personagens e torcer para que eles seja felizes no final apesar das circunstâncias.
    O melhor de tudo é que o Marcos soube explorar muito bem o universo do holocausto de 2ª Guerra Mundial, o que mostra seu profundo estudo sobre os fatos históricos.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    gostei de + da sua visita no meu Blog!! :D
    adorei sua resenha, o livro parece ser ótimo, a descrição "singular" me ganhou!
    Além da época e assuntos abordados que sem dúvida devem ter enriquecido a história!

    Beijo!
    http://prologodaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Nine!
    Já li algumas resenhas do livro e não é de hoje que tenho vontade de conferir a obra do Marcos. Espero poder fazer em breve, mas a lista está tão enorme, que se acontecer será só no ano que vem.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa pela história, sempre que vejo uma propaganda ou resenha desse livro, me dá uma vontade louca de adquiri-lo, mas ainda bem que vontade dá e passa....kkk..brincadeira....gostei muito da resenha e espero que logo eu tenha meu exemplar na estante....\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir
  11. Oi Nine,
    Nossa eu achava que esse livro era totalmente diferente. Livros que contam sobre a segunda guerra mundial ou tendem a ser ótimos ou uma desgraça na minha opinão e este parece se encaixar no primeiro perfil. Não sei se seria um livro que eu leria porque você bem sabe que meu estilo esta realmente para o outro lado mas achei bem interessante a história e vou anotar em algum lugar quem sabe algum dia ne...rsrs...
    bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)