19 de outubro de 2011

Julieta imortal de Stacey Jay





Julieta Imortal
A maior história de amor de todos os tempos é uma farsa
Autora: Stacey Jay
Editora: Novo Conceito
Edição: 2011
Páginas: 237
Skoob | Goodreads
Compre no Submarino
Julieta Capuleto não tirou a própria vida. Ela foi assassinada pela pessoa em quem mais confiava, seu marido, Romeu Montecchio, que fez o sacrifício para assegurar sua imortalidade. Mas Romeu não imaginou que Julieta também teria vida eterna e se tornaria uma agente dos Embaixadores da Luz. Por setecentos anos, Julieta lutou para preservar o amor e as vidas de inocentes, enquanto Romeu tinha por fim destruir o coração humano. Mas agora que Julieta encontrou seu amor proibido, Romeu fará de tudo que estiver ao seu alcance para destruir a felicidade dela.

Expectativa superada. Julieta imortal tem tudo para ser um livro divisor de opiniões, porém, muito lido. Os fãs de Shakespeare podem achar uma afronta transformar uma das maiores histórias de amor (drama) em um livro paranormal. Por outro lado, os fãs de sobrenatural e paranormal podem adorar a adaptação de um dos livros mais falados de toda história literária em um romance moderno. No geral, eu gostei e aposto que as criticas serão mais positivas que negativas. Superou minhas expectativas e surpreendeu no final. 

Julieta imortal é inspirado na obra de Shakespeare 

O que mais gostei foi o enredo, uma trama de reencarnações. Não é tão comum (quanto vampiros, lobos e fadas) tratar do assunto, já que envolve, de certa forma, uma crença religiosa, que não é tratada no livro. Assim Romeu e Julieta se encontram ao longo dos séculos desde o fim do casamento. Ela luta para manter as almas gêmeas unidas, enquanto ele visa o contrário. A construção dos personagens me agradou. Stacey Jay conseguiu transpor para os dias atuais a cabeça de uma garota de 14 anos e um menino de 16, que originalmente, viveram em outra época (1304). A autora soube dosar os exageros e crises da idade em um ponto onde ela poderia perder a mão do livro facilmente. 

Julieta está no corpo de Ariel, uma menina esquisita, com pensamentos negativos e uma mente intensa que esconde imagens do passado. Já Romeu assume o corpo de Dylan, uma garoto arrogante e prepotente com má fama na escola. A medida que o tempo passa, Julieta perde a noção de que sua vinda para a Terra é passageira e começa a viver de uma forma atípica a história de Ariel. Gostei deste conflito que a autora trouxe para o livro, porque ele cria uma curiosidade incrível no leitor de qual será a decisão final de Julieta. Será que ela seria capaz de viver como outra pessoa? Enquanto isso, Romeu é mais focado nos seus objetivo, mas é lógico que existe um mistério que cerca esta encarnação de ambos e conduz o enrendo principal do livro. 

Além disso, existe muito mistério e ação. Uma pitada de maldade. Além do combate entre as forças do bem e do mal. Sobre os personagens secundários, Ben é um garoto de origem mexicana que ajuda Julieta (já no corpo de Ariel) assim que ela volta à Terra e a química entre os dois acontece logo no primeiro encontro. Gostei deste personagem porque ele não se encaixa no perfil de outros mocinhos modernos. É sensível, inteligente e agressivo na mesma proporção, o que faz com que ele seja muito humano (não, ele não tem nem um dom sobrenatural). Já Gema, melhor amiga de Ariel (Julieta), é uma personagem confusa. Na maior parte do tempo é mesquinha e egoísta e trata Ariel como uma aberração. Em certos momentos, age com delicadeza. Tudo isso se justifica apenas no final do livro, o que achei negativo, já que não ficou totalmente explicado. O final envolvendo Romeu e Julieta foi ótimo e deixou espaço para várias interpretações (especialmente em relação a Romeu). Até mesmo um segundo livro, se a autora decidir. 

Como pontos negativos destaco o pouco espaço destinado à explicação da história dos Mercenários, na qual Romeu faz parte, e os Embaixadores da Luz, causa defendida por Julieta. Seria interessante que ficasse mais claro a relação deles com a história do casal e a origem de ambos. O livro é narrado por Julieta e apenas três capítulos temos a voz de Romeu. Acredito que o personagem masculino merecia mais espaço. Em relação aos erros, encontrei poucos de português, como uma letra trocada ou até mesmo de digitação, mas nada que comprometesse o livro. 

Versão de bolso do clássico Romeu e Julieta da Editora Martin Claret

Eu indico a leitura tanto para os fãs de Shakespeare quanto para os fãs de histórias paranormais sobrenaturais. E claro, para os leitores em geral. É bem escrito, os personagens são interessantes e o enredo é coerente. Além disso, indico também a leitura original, de Romeu e Julieta que, lógico, é um livro incrível.

Beijos!

11 comentários:

  1. Nine!!
    Excelente resenha, minha querida =)
    Você ressaltou muitos pontos importantes, a exemplo do pouco espaço para Romeu e a ausência de maiores explicações para Gema ^^

    Quero muito uma sequência, como já sabes ;-)
    Espero que Stacey nos presenteie com isto ^^

    Beijo, flor!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que com certeza, vou amar mais ainda essa história. Um toque de sobrenatural não faz mal a ninguem, haha. Pelo contrário, só torna a história melhor ainda!

    xx carol

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo ele, acho que vou gostar muito!!
    Ainda estou no comecinho, mas já gosto da ideia que a Stacey teve de transformar a tragédia em sobrenatural e o melhor, em um sobrenatural diferenciado.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! Essa é a resenha mais diferente que já li do livro, devo confessar. E amei mais ainda!
    "ela luta para manter as almas gêmeas unidas, e ele o contrário". Gostei disso sabe. É diferente dos Romeus e Julietas que vemos por aí!
    Agora fiquei curiosa!
    Beijos, até mais.
    Débora

    enfimdeasasabertas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou louca para ler este livroo! Comprei ele no submarino,ainda não chegou =s Ótima resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nine sua resenha ficou espetacular....adoreiiii....eu quando resenho sou mais sentimentos....tenho que cuidar para não confundir o pessoal...fiquei tão envolvida nos sentimentos e situações de Julieta que não senti falta de saber sobre os mercenários e os embaixadores da luz, amei o Ben e não gostei da Gema, mas faz parte.kkkk....queria um volume dois...\o/....Beijokas Elis!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi flor, estou com esse livro pra ler e bem curiosa, rs.
    Só li o comecinho da sua resenha e adorei, quero total surpresa, hauhau.
    Bjos!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  8. É Nine, o Ben é o mocinho perfeito... másculo! hahahah

    Sua resenha ficou ótima!
    Beeijoos

    Bruna in Wonderland

    ResponderExcluir
  9. Gostei da comparação que vc faz nesse livro, diferente dos outros blogs, explicando mesmo a diferença de Skakespeare com esse livro,,,

    parabens

    Philip Rangel- Entrando numa Fria

    ResponderExcluir
  10. Oi, Janine! Já faz algum tempo que não deixo meu comentário aqui, mas hoje não resisti. Esta foi a melhor resenha que já li sobre esse livro. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, apesar de estar muito curiosa a respeito dele, exatamente por ser uma releitura/continuação da obra de Shakespeare. Minha curiosidade agora é maior depois de ler a tua opinião sobre a história.
    Parabéns pela resenha muito bem feita!
    Beijos!
    Rosane
    http://romancesaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi flor,
    Aproveitei passar aqui na resenha da Julieta como comentei contigo pessoalmente na sexta adorei sua resenha...mesmo..tipo esse esquema do lance da reencarnação realmente foi bem bolado porque não vemos tantos livros assim ne...Concordo contigo no ponto em que a história dos mercenários deveria ser melhor contada assim como dos embaixadores da luz...agora me senti meio burra lendo esse livro porque tive que voltar em algumas partes sabe principalmente no momento final do DEJAVU...e eu achava que a historia ia tomar um outro rumo sabe que não vou contar aqui senão ia deixar spoiler nos seus comentários...mesmo assim gostei achei interessante...
    Bjksss
    Raquel machado
    Leitura Kriativa

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)