23 de julho de 2009

A falta de educação


Parece que não tive infância e não fui adolescente, mas fui sim. Mas até onde me lembro eu não desafiava o mundo e desrespeitava todo mundo. Esse post surgiu por um fato simples. Moro ao lado de uma escola, um lugar propício pra brigas. Pois era isso que ia acontecer, com dois colegas do meu irmão (detalhe, eles têm 12 anos, 12, não tem nem pelo no saco). 

Eis que ao lado da escola tem um posto da Brigada Militar. E alguém certamente avisou um dos policiais da briga. Na saída, estava no portão um aglomerado de pré e de adolescentes esperando a briga (devia transportar esses malucos pra época do Coliseu). E o policial.

Um dos meninos foi identificado pelo PM (provavelmente alguém apontou). Lá vai o policial conversar com a criatura. Eis que veio a reação do pirralho: começou a rir, sim, isso mesmo, dar risada do policial. Mas por favor.

Não estou defendendo a policia, sei que ela tem muito erros, mas uma criança de 12 anos achando que uma briga não é nada. "Só vou ali quebrar a cara daquele imbecil e já volto". Ainda por cima rir de um profissional mal pago, que tem uma das categorias mais defasadas (pelo menos no RS), baixos salários e risco de morte todos os dias. 

A escola não pode resolver todos os problemas. Isso é função da família. E mesmo em muitas famílias bem formadas a pirralhada adora um quebra-pau.

Será que tem solução?

5 comentários:

  1. se fosse lá em casa, já diziam "é tudo falta de laço!"

    ResponderExcluir
  2. É, nossas crianças estão crescendo...De forma negativa, claro. O que será de nós? Vendo pirralhos com atitudes e motivações adultas, porém regidas pela visão tão limitada de uma criança? Sim, porque isso é inegável, são crianças. Não podemos nos confundir, achar que por agirem de maneira mais forte, chocante, são mais capazes, ou estão em mesmo patamar que nós ou pessoas ainda mais velhas.

    Ainda são fracos e de certo modo indefesos. Ou seja, ainda são crianças. E ISSO NÃO MUDA...

    Solução?! Não se intimidar. Se querem se mostrar valentes, vamos ver até que ponto estão dispostos a ir. Forçar ao máximo, que uma hora eles quebram.
    :)
    Mostrar que mundo é bem maior que o video-game deles.

    Gostei da idéia do teu post...
    Beijoca e boa semana..
    :)

    ResponderExcluir
  3. Com 12 anos todo guri é retardado e não sabe direito o que faz. Isso não tem solução, faz parte do amadurecimento de um homem... Não tem jeito.

    beijo,
    Tiago Medina

    ResponderExcluir
  4. se com 12 anos não respeitam a instituição Bridaga Militar, vão respeitar o q? mas ai não entra só a má educação da escola, entra tb uma deficiência da família...

    ResponderExcluir
  5. Menina, lamentável isso que acontece. O pior é que virou algo corriqueiro zombar da Polícia. Agora, mais que antes, é hora dos pais repensarem a educação que é passada aos filhos.


    Beijo.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe sua opinião. ;)